Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações/Publications
Início do conteúdo da página

Publicações/Publications

 

 

 Para ter acesso ao livro, clique na imagem acima.

 

CONDE, Alessandra; MACHADO, Thiago; BARROS, Silvia Helena Benchimol; GAMA, Libna Keite da Silva (Organizadores). Catálogo de escritores judeus da Amazônia. Castanhal: UFPA / Faculdade de Letras, 2024. 96p. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.13751060

 

Uma nova versão do "Catálogo de escritores judeus da Amazônia", organizado pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos Sefarditas da Amazônia (NESA) e do projeto de pesquisa "Ecos Sefarditas: Judeus na Amazônia", da Universidade Federal do Pará, acaba de ser publicada em formato e-book, com o selo da editora da Faculdade de Letras de Castanhal (UFPA). O catálogo bilíngue, veiculado, originalmente, em versão impressa pela editora Talu Cultural, apresenta um panorama dos escritores judeus na região norte do Brasil. 

A presença judaico-marroquina na Amazônia pode ser rastreada desde as primeiras décadas do século XIX. Com diversificadas contribuições sociais, culturais e econômicas, os judeus-marroquinos e seus descendentes, filhos de duas culturas, culturalmente dispostos em um "nem lá, nem cá", como disse Célia Igel Teitelbaum, cooperaram também com a literatura da região.

Muitos dos escritores judeus, aqui listados, são desconhecidos. Alguns, como Ilko Minev e Myriam Scotti, nos últimos tempos, têm chamado a atenção da mídia livresca. Este catálogo pretende colaborar com a visibilidade, no âmbito acadêmico, dos escritores que adotaram a temática judaica em suas produções literárias. Neste afã, apresentamos três categorias de escritores: os judeus, os descendentes de judeus e os não judeus que abraçaram o tema da presença judaica na Amazônia. Escritores consagrados no cenário literário nacional como Dalcídio Jurandir, Milton Hatoum e Márcio Souza, não fizeram parte deste catálogo, ainda que apresentem romances ou peça teatral com personagens ou temas judaicos. Concebemos dar protagonismo aos escritores que ainda não alcançaram maior notoriedade na academia.

Este catálogo bilíngue apresenta três tipos de gêneros textuais: um pequeno verbete biográfico de cada escritor, resenhas sobre obras selecionadas e textos autobiográficos de autoria de alguns escritores aqui listados. Acreditamos que, desta forma, o leitor poderá conhecer poemas e narrativas que aludem à presença judaica na Amazônia. Este trabalho foi produzido no âmbito do Núcleo de Estudos Sefarditas da Amazônia (NESA) e do projeto de pesquisa "Ecos sefarditas: judeus na Amazônia", desenvolvidos na Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança.

 

 

 

 Para ter acesso ao livro, clique na imagem acima.

 

CONDE, Alessandra; MACHADO, Thiago; COELHO, Luana da Silva (Organizadores). Nas tramas da ficção: estudos aplicados da narrativa. Castanhal: UFPA / Faculdade de Letras, 2024. 219 p. DOI: https://doi.org/10.29327/5412186.

Formato:  Livro Digital 
Veiculação:  Digital 
ISBN: 978-65-997724-3-6

Nas tramas da ficção: estudos avançados da narrativa é um livro gestado em uma sala de aula da pós-graduação, durante a realização da disciplina Estudos da narrativa, ministrada pela professora Alessandra Conde, da Universidade Federal do Pará. Esta coletânea reúne, na sua maioria, trabalhos de alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA), e de pesquisadores convidados, com o objetivo de publicizar as pesquisas realizadas, adotando como eixo a matéria estudos da narrativa, sob a perspectiva interdisciplinar.

 

 

 

 

 

CONDE-SILVA, Alessandra Fabrícia; GAMA, Libna Keite Silva; BARROS, Silvia Helena Benchimol; SANTOS, Thiago Gabriel. Machado. Catálogo dos escritores judeus da Amazônia. 1. ed. Rio de Janeiro: Talu Cultural, 2023. ISBN: 9786558725473.

 

 José Benedicto Cohen, Sultana Levy Rosenblatt, Leão Pacífico Esaguy, Samuel Benchimol e Mady Benoliel Benzecry são alguns dos nomes que estão presentes neste Catálogo dos escritores judeus da Amazônia, elaborado pelos membros do projeto Ecos Sefarditas: Judeus na Amazônia e do Núcleo de Estudos Sefarditas da Amazônia (NESA). Muitas imagens evocadas pelos poetas, pintores, romancistas e contistas judeus sefarditas marroquinos arroladas nas páginas desse catálogo servem de paronama para perceber como, em uma nova terra adornada de mistérios e encantos, a pátria almejada pelos judeus sefarditas marroquinos, simbolicamente carregada no peito, ecoou por meio de uma simbiose tipicamente brasileira, e por que não dizer especificamente amazônica, que possibilitou a permanência, a manutenção identitária e a expressividade literária tão própria, que amálgama a fauna, a flora, a linguagem de sintaxe próxima a dos homens e das mulheres da região amazônica, que se tornou, no século XIX, também a pátria dos imigrantes judeus sefarditas marroquinos.

Desde 2018, o projeto Ecos Sefarditas: Judeus na Amazônia seleciona e analisa obras de escritores da Literatura da Amazônia que apresentam a temática judaica. Distinguimos, nesta cartografia, três grupos principais constituídos por escritores judeus, escritores descendentes de judeus e escritores não-judeus que tematizam a vivência judaica em suas obras. Além disso, o projeto se ocupa em compreender de que modo os judeus sefarditas marroquinos são apresentados na Literatura da Amazônia, estabelecendo diálogos constantes com a história desses cidadãos em território amazônico. O esforço de catalogação, de análise, de revitalização e de publicização de muitos nomes desconhecidos do grande público e da crítica literária resulta na criação deste Catálogo de escritores judeus da Amazônia, organizado pelos membros do referido projeto e do Núcleo de Estudos Sefarditas da Amazônia (NESA) da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança. Provavelmente, e assim desejamos, o catálogo que apresentamos será, com o tempo, aditado com os novos nomes daqueles que, deixando a sua terra, vieram fazer da Amazônia seu novo lar.

 

 

CONDE-SILVA, Alessandra F. BENCHIMOL-BARROS, Silvia Helena (Org). Ecos sefarditas. Judeus na Amazônia. Rio de Janeiro: Talu Cultural, 2020.

 

Oferecemos à comunidade acadêmica e ao público em geral, esta coletânea de artigos sobre a história, a cultura, a tradição e a literatura produzida por judeus sefarditas radicados na Amazônia. Os artigos resultam de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto Prodoutoral “Ecos sefarditas: judeus na Amazônia”, coordenado pelas organizadoras deste livro, na Universidade Federal do Pará, campus de Bragança, nos anos de 2018 a 2020.   

Nesta jornada, recebemos o excelente auxílio da renomada pesquisadora e professora Regina Igel, da Universidade de Maryland, (Estados Unidos) que, ombreada conosco, gentilmente auxiliou-nos e orientou-nos, conduzindo-nos a uma melhor compreensão do universo da literatura sefardita na Amazônia. Orgulhosas e gratas também nos sentimos ao obtermos o apoio e o incentivo destes dois escritores sefarditas (um é nascido, o outro, radicado), em solo amazônico: Elias Salgado e Ilko Minev. Como escritores judeus, não medem esforços para divulgar a história e a cultura judaico-sefardita, da região. Eles abrilhantam e revigoram a pesquisa sobre a presença judaica em solo amazônico, com as suas contribuições literárias e de cunho histórico.

Esta coletânea procura mostrar os estudos referentes às obras destes e de outros autores sefarditas, como Sultana Levy Rosenblatt, Marcos Serruya, Leão Pacífico Esaguy e Paulo Jacob, objetivando não apenas a divulgação das suas obras literárias, mas o fortalecimento da produção científica realizada por pesquisadores e estudantes das Universidades Federais, no Brasil, de distintas áreas. Assim, nosso objetivo de enfocar a diversidade étnica Amazônia revela mais uma dimensão da nossa riqueza cultural, aqui iniciada pelo enfoque aos judeus sefarditas na Amazônia.

  

 

 

 

 

Para adquirir os livros publicados pela Editora Talu Cultural contate o endereço eletrônico: https://www.talucultural.com.br.

Fim do conteúdo da página