Palestras 2023

1 Vozes e imagens de judeus na ‘terra da promissão’ Amazônia. Palestra da Profa. Dra.  Alessandra Conde, na Jornada de estudos internacional “L’immigration juive en Amazonie: Dynamiques territoriales et identitaires à la ‘frontière-mundi’”/ “A imigração judaica na Amazônia: dinâmicas territoriais e identitárias na ‘fronteira-mundi’” das 14h 15 às 14h45, no dia 23/06/2023. O evento, coorganizado pelas Profas. Dras. Karina Marques da Universidade de Poitiers e Brigitte Thiérion da Universidade Sorbonne Nouvelle, ocorreu em formato híbrido e presencialmente na Maison de la Recherche da Universidade Sorbonne Nouvelle, 4 Rue des Irlandais, em Paris.

Clique na imagem para ter acesso à palestra

Kol Amazônia: escritores judeus do Norte do Brasil. Palestra da Profa. Dra.  Alessandra Conde, nas Jornadas judaico-amazônicas: As migrações judaicas no norte do Brasil, promovidas pelo Museu judaico de São Paulo, nos dias 24 a 27 de agosto. A palestra ocorreu no dia 27 de agosto de 2023. Programação disponível em: https://amazonia.museujudaicosp.org.br/programacao/.

Cliqque na imagem para ter acesso à palestra.

3 Ecos de estrangeiridade em A selva, de Ferreira de Castro, Palestra da Profa. Dra.  Alessandra Conde, na sessão “Ferreira de Castro: diálogos literários no Brasil e reflexões sobre o cânone”, transmitida no dia 5 de julho de 2023, pelo canal do Real Gabinete Português de Leitura, no YouTube, integrando a série LUSO-BRASILIDADES: PRÁTICAS E TRÂNSITOS, promovida pelo PPLB – Polo de pesquisas Luso-Brasileiras.

4 KOL AMAZÔNIA: ESCRITORES JUDEUS DO NORTE DO BRASIL. Comunicação da Profa. Dra. Alessandra Conde,  no I Congresso Internacional de Estudos Judaicos 2023/ I International Congress of Jewish Studies 2023/ I Congreso Internacional de Estudios Judaicos 2023, realizado, pela Universidade de São Paulo, em 06/11/2023 a 09/11/2023, na cidade de São Paulo, contabilizando carga horária total de 25 horas.